A fabricante britânica Bentley recriou um Corniche de 1939, um carro único que havia sido destruído durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial.
O Corniche surgiu como o protótipo de uma versão de alto desempenho do sedã MK V, usando um chassi mais leve e uma versão mais potente do motor 4.3 de seis cilindros em linha. Para a produção da carroceria de linhas aerodinâmicas, a montadora contratou a empresa francesa Carrosserie Vanvooren.
O carro foi finalizado em maio de 1939. Em testes no circuito britânico de Brooklands, ultrapassou os 160 km/h. Retornando à França para mais avaliações, o carro se envolveu em uma pequena colisão em julho, sendo enviado para reparos na Carrosserie Vanvooren. Um mês depois, porém, o Bentley sofreu damos mais sérios ao colidir com uma árvore.
Como o Corniche estava programado para estrear em salões automotivos até o fim daquele ano, a montadora optou por deixar a carroceria para reparos na França, enquanto o chassi foi levado de volta para a Inglaterra. Mas com o início da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, a carroceria ficou presa em território francês e acabou destruída durante um bombardeio ao porto de Dieppe.
O projeto de reconstrução do Corniche teve início em 2001, quando um ex-diretor da Bentley decidiu recriar o carro usando peças originais remanescentes e buscando plantas e documentos históricos. Mas a montadora só se envolveu oficialmente no projeto no ano passado, quando o trabalho passou a ser executado pela Mulliner, o departamento de personalização da marca britânica.
Apesar do uso de computadores em várias fases do projeto, boa parte do trabalho foi feito usando técnicas antigas, empregando inclusive materiais de época. O carro finalizado será exibido em setembro no Salon Privé, evento de carros antigos que acontece no Palácio de Blenheim (Reino Unido), e depois irá ser integrado à frota de modelos clássicos da Bentley.